Fraternidade Judiciária beneficia servidores

Objetivo da Fundação é melhorar a qualidade de vida dos funcionários

11/2006

“O funcionário é o beneficiário direto e o Poder Judiciário, o indireto.” A declaração do presidente da Diretoria Executiva da Fundação da Fraternidade Judiciária (FFJ), juiz José Roberto de Vasconcellos, define bem os objetivos da instituição.

Atendimento na sede da Fundação da Fraternidade Judiciária, que oferece os mais variados serviços aos funcionários

Criada há 18 anos para ajudar funcionários em situações emergenciais, a Fundação oferece serviços jurídicos, auxílio funeral, medicamentos, palestras educativas e preventivas, além de outros benefícios para os funcionários do Tribunal de Justiça. A entidade é mantida por contribuições de magistrados e servidores do Judiciário paulista.

Os benefícios oferecidos priorizam a saúde dos servidores (doação de medicamentos, óculos, aparelhos auditivos, cadeira de rodas, de banho e cadeiras para crianças especiais), doações de cestas básicas e auxílio funeral.

O Departamento Jurídico atende somente funcionários da capital com renda até o equivalente ao cargo de escrevente técnico judiciário. Seus integrantes (desembargadores aposentados do TJ) orientam pessoas sobre questões jurídicas e se encarregam do ajuizamento de ações cíveis e da área de família. Os pedidos mais freqüentes cadastrados envolvem casos de separação judicial, divórcio e pensão alimentícia.

Wanderley Fernandes Morelli Filho, funcionário do Fórum João Mendes Jr. precisou da Fundação há seis anos, quando utilizou sua assessoria jurídica para levantar ações da Telesp em nome da mãe, que falecera. “É de grande utilidade esse serviço, pois oferece excelente assessoria. Precisando de advogado, a gente tem como recorrer e sem custo nenhum. É de muita utilidade para os funcionários”, afirmou Morelli.

O escrevente Wanderley Fernandes Morelli recorreu aos serviços da FFJ e aprovou

Os temas das palestras são os mais variados, desde auto-estima, stress e relaxamento até comunicação no trabalho e, em especial, como lidar com dívidas, pois a falta de administração do orçamento doméstico foi identificada como uma das principais causas de dificuldades financeiras. Além disso, foi estabelecida parceria com o TJSP na readaptação de funcionários.

O início

A iniciativa de instituir a Fundação da Fraternidade Judiciária foi do ex- presidente do TJSP, desembargador Nereu César de Moraes. Em 1988, ele emitiu uma circular comunicando a criação da fundação com um departamento jurídico à disposição dos funcionários. Pouco a pouco, o crescimento da demanda ampliou e diversificou os atendimentos, levando a atuação da entidade a evoluir como um todo.

“A Fundação ganhou corpo e hoje é uma realidade no meio judiciário”, comenta o ex-presidente Nereu. Há 16 anos, José Roberto de Vasconcellos presta serviço voluntário na Fundação, desde que se aposentou. Para ele, a finalidade da Fundação não é a de oferecer favores a servidores.

Juiz José Roberto de Vasconcellos, presidente da FFJ “Nosso objetivo é levar o funcionário a melhorar sua qualidade de vida, fazendo com que isso reflita no desempenho de suas funções. Todos saem ganhando, porque o funcionário satisfeito e atendido em suas necessidades tem mais disposição para o trabalho e seu serviço vai render muito mais”, declara Vasconcellos.

Um levantamento da entidade demonstra que nos últimos três meses foram atendidos 160 funcionários, num total de R$ 35 mil investidos em benefícios concedidos.

“Seria muito positivo que os magistrados buscassem conhecer mais de perto as atividades da Fundação, apresentando críticas e sugestões, colaborando para aperfeiçoamento de seus objetivos. A Fraternidade está aberta à contribuição, por menor que seja”, lembra ele.

Os interessados em contribuir poderão fazer seus depósitos nas seguintes contas da Fundação da Fraternidade Judiciária: Banespa - agência 0726 - conta 13- 000039-1 ou Banco Nossa Caixa - agência 0384-1 - conta 04-000222- 0. Mais informações podem ser obtidas através do site do TJSP: www.tj.sp.gov.br, clicando no ícone da Fraternidade Judiciária, localizado no rodapé da página; ou ainda pelo endereço www.fundacaojudiciaria.org.br.

Fotos: JR Garcia e Daniela Ribeiro Smania
Fonte: O Judiciário Paulista - Publicação do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ano I Nº 2, Novembro de 2006, página 4.